Campeonato Municipal de Futebol terá mais um final de semana sem jogos, agora em razão da data comemorativa. Disputa retorna dia 15
No domingo passado, as fortes chuvas. Agora, é o Dia das Mães. Pela segunda semana seguida os goleadores, goleiros e todos os demais envolvidos no Campeonato Municipal de Futebol de Estrela terão folga. Conforme já combinado com as equipes na elaboração do carnê, o próximo domingo (08) seria de gramados vazios em razão da data comemorativa. A bola voltará a rolar no próximo dia 15, com a disputa da 5ª rodada – 7ª do carnê.
A competição, que teve sua primeira jornada disputada dia 1º de abril, já teve a disputa de quatro rodadas, 32 partidas e nenhum 0 a 0. Até então já foram marcados 57 gols. Traz na liderança da tabela de classificação a equipe do Aimoré, com 12 pontos e 100% de aproveitamento, e times como Atlântico de Costão ‘A’ e Geraldense, que ainda buscam a primeira vitória. Moisés Seidl, do clube líder, é o artilheiro do certame com oito gols. Denilson da Silva, também do Aimoré, e Samis Lohmann, do Costão ‘B’, somam três cada.
O campeonato
O Amador de Estrela, na categoria titular, volta a movimentar atletas de Estrela por campos do município após dez anos. E são mais de 240 atletas inscritos na promoção do Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel). Oito equipes da cidade e do interior participam do certame que terá dez rodadas e 34 partidas no total. Os jogos ocorrem sempre aos domingos em duas praças esportivas, respectivamente às 13h30min e 15h30min. Entrada franca para todos os confrontos. A arbitragem é por conta da Associação Regional de Árbitros (ARA).
Participam as equipes do Grêmio Esportivo Atlântico de Costão A; Grêmio Esportivo Atlântico de Costão B; Sociedade Cultural Esportiva Delfinense (Distrito da Delfina); Grêmio Esportivo Geraldense (Linha Geraldo); Sociedade Esportiva Alto da Bronze (Bairro Alto da Bronze); Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré (Distrito da Delfina); Atlético Estrelense (Bairro Marmitt/Moinhos); Gaviões do B.I (Bairro das Indústrias).
Fórmula de disputa
O sistema do campeonato prevê jogos de todos contra todos em turno único. Após os primeiros 28 confrontos, se classificarão para a segunda fase os seis times de melhor campanha, sendo que os dois primeiros já estarão automaticamente classificados para as semifinais. Os seus adversários sairão dos confrontos entre os quatro demais: 3°x 6º; 4º x 5º. Nas semifinais e decisão (na casa de equipe de melhor disciplina entre os finalistas), também partidas somente de ida. Nos critérios de desempate, em sequência, número de vitórias, disciplina, saldo de gols, gols à favor, gols contra e sorteio.
Serão premiados os quatro primeiros colocados, sendo os três primeiros com troféus e medalhas. Outras premiações ainda são estudadas junto a apoiadores. Também serão premiados o campeão da disciplina, artilheiro, goleiro e atleta destaque, além de jogador revelação. E a cada jornada será eleito o craque da rodada por campo sede – melhor das duas partidas do respectivo local de jogos.
Classificação
1° – Aimoré da Delfina: 12 (pontos) / 4 (vitórias) / 18 (disciplina)
2° – Gaviões do BI: 7 (pontos) / 2 (vit) / 40 (dcp)
3° – Atlético Estrelense: 6 (pts) / 2 (vit.) / 27 (dcp)
4° – Alto da Bronze: 6 (pts) / 2 (vit) / 42 (dcp) /
5º – Atlântico de Costão ‘B:’ 5 (pts) / 1 (vit.) / 36 (dcp)
6° – Delfinense: 4 (pts) / 1 (vit) / 59 (dcp)
7° – Atlântico de Costão ‘A’: 2 (pts) / 0 (vit.) / 31 (dcp)
8° – Geraldense: 2 (pts) / 0 (vit) / 52 (dcp)
Créditos: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela