A chuva voltou a entrar em campo no Campeonato Municipal de Futebol Amador de Estrela neste domingo (10). Mas agora uma “chuva” bem diferente, que não adiou a rodada e a qual o torcedor sempre espera muito: “de gols”. Foram 15 em quatro jogos. Só o líder Aimoré foi responsável por mais de 50% deles. Mas as jornadas realizadas no bairro Alto da Bronze e no Distrito da Delfina também tiveram virada e vitórias ‘apertadas’. Disputa, que agora ganha uma folga no domingo de Páscoa, começa a formatar os candidatos às semifinais.
Alto da Bronze
Na sede esportiva do clube do bairro Alto da Bronze, Delfinense e Atlético Estrelense foram a campo com um só objetivo: ter melhor desempenho do que na última rodada. Enquanto a equipe da Delfina, após somar seu primeiro ponto buscava a primeira vitória, o Atlético Estrelense almejava a segunda, que havia escapado na jornada anterior. No primeiro tempo, poucas chances de gols para ambos os lados. As melhores do Atlético, com uma bola no travessão e outra em defesa do goleiro Rodrigo, ambas criadas por Douglas Gomes. Mas ele não passou em branco e aos 5 minutos da segunda etapa, em bela jogada individual, fez o gol da vitória: 1 a 0.
Na partida de fundo, os anfitriões, animados com a primeira vitória, almejavam a segunda. O problema é que a equipe da Geraldense estava disposta a deixar a lanterna logo nesta partida. E assim mostraram no início avassalador com dois gols em menos de 15 minutos, marcados por Jader Ramires em forte chute no ângulo; e Gregori Flores, em cobrança de polêmico pênalti. Mas o que parecia uma história com fim esperado teve sua reviravolta nos 15 minutos finais. Um gol de desconto com Samuel, um de empate com Diego Freitas e o da virada, aos 42, com Tiago Lehnen, o “Chicó”: 3 a 2 e virada do Alto da Bronze.
Delfina
A partida preliminar da rodada no Distrito da Delfina trazia um cenário interessante, pois colocava frente a frente duas equipes que não desejavam ver o líder Aimoré se distanciar. De um lado, o ainda invicto time “B” do Atlântico. Do outro, Gaviões do BI/Marmitt, que após bela estreia tropeçou em casa. O equilibrado cenário só não se manteve porque Mateus Sprandel, do Gaviões, apareceu para desempatar tudo: 1×0.
Já o torcedor do Aimoré que foi a campo apoiar a equipe diante do Atlântico de Costão “A” não teve motivos para se arrepender. Com uma atuação que não deu chances para o adversário, o líder, invicto e 100% elenco do Aimoré balançou as redes oito vezes. Nada menos do que quatro oportunidades com Moisés Seidl, líder isolado do certame com oito gols. João Portz, Fernando Jeferson e Deni deram números finais.
O Aimoré agora lidera com nove pontos em três jogos: 14 gols marcados e apenas um sofrido. Atlético Estrelense, Alto da Bronze e Gaviões do BI somam seis pontos e o desempate vai para os critérios de desempate. O Atlântico de Costão “B” soma quatro e agora joga para não perder contato. Já Atlântico “A”, Delfinense e Geraldense, com apenas um ponto casa, começam a fazer campeonato paralelo contra a lanterna.
O campeonato
O Amador de Estrela, na categoria titular, volta a movimentar atletas de Estrela por campos do município após dez anos. E são mais de 240 atletas inscritos na promoção do Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel). Oito equipes da cidade e do interior participam do certame que terá dez rodadas e 34 partidas no total. Os jogos ocorrem sempre aos domingos em duas praças esportivas, respectivamente às 13h30min e 15h30min. Entrada franca para todos os confrontos. A arbitragem é por conta da Associação Regional de Árbitros (ARA).
Participam as equipes do Grêmio Esportivo Atlântico de Costão A; Grêmio Esportivo Atlântico de Costão B; Sociedade Cultural Esportiva Delfinense (Distrito da Delfina); Grêmio Esportivo Geraldense (Linha Geraldo); Sociedade Esportiva Alto da Bronze (Bairro Alto da Bronze); Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré (Distrito da Delfina); Atlético Estrelense (Bairro Marmitt/Moinhos); Gaviões do B.I (Bairro das Indústrias).
Fórmula de disputa
O sistema do campeonato prevê jogos de todos contra todos em turno único. Após os primeiros 28 confrontos se classificarão para a segunda fase os seis times de melhor campanha, sendo que os dois primeiros já estarão automaticamente classificados para as semifinais. Os seus adversários sairão dos confrontos entre os quatro demais: 3°x 6º; 4º x 5º. Nas semifinais e decisão (na casa de equipe de melhor disciplina entre os finalistas), também partidas somente de ida. Nos critérios de desempate, em sequência, número de vitórias, disciplina, saldo de gols, gols à favor, gols contra e sorteio.
Serão premiados os quatro primeiros colocados, sendo os três primeiros com troféus e medalhas. Outras premiações ainda são estudadas junto a apoiadores. Também serão premiados o campeão da disciplina, artilheiro, goleiro e atleta destaque, além de jogador revelação. E a cada jornada será eleito o craque da rodada por campo sede – melhor das duas partidas do respectivo local de jogos.
4ª Rodada
# Dia 10/04
Alto da Bronze
Delfinense 0x1 Atlético Estrelense
Alto da Bronze 3×2 Geraldense
Na Delfina
Atlântico de Costão “B” 0x1 Gaviões do BI/Marmitt
Aimoré 8×0 Atlântico de Costão “A”