Coleta de lixo em Lajeado passará a ser realizada por duas novas empresas a partir de sábado, dia 12

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

A partir de sábado, dia 12/04, o serviço de coleta de lixo em Lajeado será realizado por duas novas empresas. Os dias de recolhimento permanecem os mesmos de costume, sem alterações. A única alteração ocorrerá no horário de recolhimento nos bairros Centro, Americano, Florestal, Hidráulica e São Cristóvão, que passará a ocorrer a partir das 22h até as 6h da manhã. Nos demais bairros da cidade, o recolhimento do lixo será feito a partir das 7h da manhã.

Conforme o secretário do Meio Ambiente, Saneamento, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SEMA) de Lajeado, Luis Benoitt, foi firmado um contrato temporário por seis meses, prorrogável por igual período. Simultaneamente, será feita a  licitação para contratação da empresa responsável pelo recolhimento do lixo no município.

– Uma empresa ficará responsável pela coleta seletiva e outra pela coleta comum. Eventualmente, podem ocorrer ajustes e, em caso de problemas no recolhimento, a população pode nos contatar no WhatsApp da limpeza pública, pelo número 51 99596-9849 – adianta Benoitt.

O secretário pede a compreensão da comunidade em relação a possíveis contratempos durante o período de adaptação. A empresa Coleturb Soluções Ambientais fica responsável pelo recolhimento do resíduo comum (lixo orgânico e resíduo sólido urbano) e a empresa GLV Urbanização e Serviços fica responsável pela coleta seletiva.

 

Atualmente, o Município de Lajeado descarta cerca de 68 toneladas de lixo por dia. Todos os resíduos coletados são pesados e enviados para a Central de Triagem e Aterro Sanitário Municipal, localizada no bairro Conventos.

 

O que deve ser destinado para coleta seletiva?

Papel: jornais, folhas de papel, revistas, papelão, cartolinas, embalagens longa vida, folhetos;

Plástico: tampas, embalagens, garrafas PET, PVC, sacos, isopor, baldes;

Metal: latas de alumínio, latas de aço, ferragens, canos metálicos, arames;

Vidro: copos, garrafas, potes e embalagens.

Todos materiais que se enquadram nos destinados para a coleta seletiva a Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SEMA) de Lajeado possui recipientes para recolhimento.

 

O que deve ser destinado para coleta comum?

Restos de alimentos, cascas de frutas, legumes, papel higiênico, guardanapos de papel usados, fraldas, material não reciclável.

 

Resíduo Especial

Resíduo especial é aquele que não pode ser destinado para coleta seletiva e tão pouco para a coleta comum. O resíduo especial deve ser descartado em pontos de coleta específicos. Saiba onde descartá-los corretamente:

Óleo de cozinha e eletrônicos: Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SEMA) de Lajeado, localizada na Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, 15, Bairro Americano;

Pilhas e baterias: Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SEMA) de Lajeado, escolas e postos de saúde.

Lâmpadas e pneus: Pela lei da logística reversa, fabricantes e vendedores de lâmpadas e pneus devem receber este material e fazer a destinação correta.

Móveis e lixo verde proveniente de podas e plantas: O recolhimento deve ser feito pela Secretaria de Serviços Urbanos (SESU) de Lajeado. Informações e solicitações pelo telefone 3982 1033.

Locais, dias, e tipo de recolhimento

 

Leia também