Nova ponte da ERS-130 interliga municípios e representa retomada do desenvolvimento regional

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

A nova ponte da ERS-130 é o símbolo de força e do poder de reconstrução do Vale do Taquari. Em obras desde setembro do ano passado, a estrutura foi concluída e passou pelos reparos finais nessa semana para que fique liberada para todos os veículos. Inicialmente, a passagem para automóveis foi autorizada no domingo quando o Cristo Protetor foi inaugurado, mas foi fechada novamente nos dias posteriores para a finalização necessária como a última camada de asfalto, sinalizações, entre outros.

 

O presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luis Fernando Vanacôr, cita que a Instituição sempre teve preocupação em estar presente na região para a obra depois da enchente. “O primeiro contrato assinado da EGR depois da tragédia foi o da ponte da 130. Sempre buscamos agilidade para a realização dos trabalhos pela necessidade e importância que tem para o Vale. Primeiramente, tínhamos a expectativa de finalizar em novembro, mas houve a prorrogação do prazo em função das chuvas que enfrentamos em setembro e outubro. Isso gerou críticas. No entanto, a entrega em menos de um ano depois que tudo aconteceu demonstra que somos preocupados com a região. Sabemos da importância da ponte, foi um trabalho com muita determinação e dedicação. Fizemos tudo que foi possível e tudo foi concluído dentro do planejado.”

Presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias Luis Fernando Vanacôr

 

LINHA DO TEMPO

A obra custou o valor de R$ 14 milhões e foi planejada com uma altura de cinco metros a mais em comparação com a estrutura anterior devido á elevação das águas do rio Forqueta em maio.

No mês de junho de 2024 foi assinado o contrato e em agosto houve a concretização do projeto. “Naquele período, tivemos muitas chuvas e o nível do rio aumentou e também estávamos preocupados com uma possível enchente de São Miguel em setembro. Isso atrapalhou o começo dos trabalhos e teríamos prejuízos.”

A colocação das fundações começaram em setembro, mas ainda havia período de chuvas. Portanto, a data de conclusão que seria fim do ano já não mais ocorreria. No mês de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março como houve um período de seca os trabalhos foram intensificados e a conclusão ocorreu dentro do período previsto que era em 29 de março.

A construção da nova ponte contou com uma equipe de cerca de 65 pessoas da EGR e mais um grupo terceirizado. “O momento é muito aguardado por todos e a estrutura é crucial para que o Vale mantenha seu crescimento e desenvolvimento. Reforçamos o compromisso que temos com os usuários das estradas.”

Nova ponte da ERS-130 interliga municípios / Foto: Roberto de Castro – Jornal Nossa Gente

RECONEXÃO

 

A prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher e o prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, celebram a concretização da ponte que foi tão aguardada. Os municípios foram afetados diretamente pela queda da estrutura, pois muitos trabalham em uma das cidades e residem na outra, além de ter empresas de grandes porte nas proximidades que dependem da estrutura para os negócios.

 

“Ficamos felizes com o grande avanço das obras nos últimos meses e, agora, com a conclusão, estamos ansiosos para restabelecer essa conexão tão importante com Arroio do Meio e a parte alta do Vale do Taquari. Sem dúvida, essa obra não apenas devolverá a rotina a muitas pessoas que dependem dessa ligação para trabalhar, mas também ajudará a recuperar a economia. Essa ponte será mais um símbolo da nossa reconstrução e da nossa resiliência, reforçando a importância de seguirmos em frente”, cita Gláucia.

Prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher

Para Eckert, toda a comunidade esperou pelo momento. “É fundamental a ligação com Lajeado e com a BR-386. Com a conclusão da ponte a nossa mobilidade e a vida voltam ao normal. Felizmente, somos feitos de um povo forte e trabalhador. Nesse período, atuamos muito e continuamos a crescer apesar dos desafios.”

Prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert

Leia também