Estrela é premiada com o Selo Petronilha por projeto de valorização da cultura afro-brasileira

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

O Secretário Municipal de Educação de Estrela, Paulo Sehn, participou do 35° Fórum Estadual Ordinário de Educação do Rio Grande do Sul e Região Sul, realizado nesta semana. Organizado pela UNDIME-RS (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), o evento reuniu, durante três dias de intensas atividades, especialistas renomados de diversas áreas para debater os principais desafios e avanços na área educacional.

Com uma programação ampla, o fórum abordou temas como financiamentos, programas federais e estaduais, sistemas de ensino, educação especial e os diferentes níveis de ensino. Grande parte das pautas foi especialmente direcionada aos novos secretários municipais de educação, que representam 53% das gestões do estado neste novo ciclo.

Durante a solenidade, também foram realizadas homenagens a iniciativas de destaque na educação gaúcha. Entre os reconhecimentos, 200 municípios foram premiados pelo desempenho no programa estadual Alfabetiza Tchê, que visa fortalecer a alfabetização na idade certa. Outro momento importante foi a entrega do Selo Petronilha, conferido a 77 projetos educacionais voltados à valorização da equidade racial.

Estrela esteve entre os municípios agraciados com o Selo Petronilha, graças ao projeto “Letramento Racial e os Encantos Africanos”, desenvolvido pela professora Janaína Costa, da rede municipal de ensino. A iniciativa promove a valorização da cultura afro-brasileira nas escolas, despertando nos alunos o respeito à diversidade e à história do povo negro.

“A participação no fórum foi extremamente enriquecedora. Além de ampliarmos nossos conhecimentos e trocarmos experiências com gestores de todo o estado, tivemos a alegria de ver Estrela sendo reconhecida por seu trabalho em prol de uma educação mais justa e inclusiva”, destacou o secretário Paulo Sehn.

O evento reafirma o compromisso das redes municipais com a qualidade do ensino e com a construção de uma educação pública democrática, equitativa e transformadora.

O Secretário Municipal de Educação de Estrela, Paulo Sehn, e a professora Janaína Costa participaram do 35° Fórum Estadual Ordinário de Educação do Rio Grande do Sul e Região Sul,
Foto: Divulgação

 

 

 

 

Leia também