Os projetos culturais audiovisuais contemplados pelo edital da Lei Paulo Gustavo (LPG) estão em execução em Lajeado, fortalecendo e fomentando a cultura no município. São 30 projetos em andamento, distribuídos em seis categorias: Capacitação Audiovisual, Cinema Itinerante, Videoclipes, Curta-Metragem, Curta-Metragem Entusiasta e Curta-Metragem do Legado Histórico de Lajeado.
Para realização do edital, o município recebeu R$ 520 mil para produções culturais, abrangendo diferentes formatos e categorias. As gravações estão sendo realizadas em diversos bairros do município. Cada uma dessas categorias busca valorizar diferentes aspectos do setor audiovisual, proporcionando oportunidades para novos talentos e fortalecendo a memória e identidade cultural do povo.
O objetivo deste edital foi fomentar as diversas formas de manifestações culturais, impulsionando a produção audiovisual local, democratizando o acesso à cultura e resgatando cidadãos e locais que contribuíram para a história de Lajeado.
Conheça alguns projetos
Entre os 30 projetos executados estão: “Submersos – um olhar sobre às vítimas das enchentes em Lajeado/RS” – um curta-metragem do Legado Histórico de Lajeado, “A Ocasião Faz o Ladrão” – curta-metragem, “Vozes Quilombolas” – curta-metragem entusiasta, “À espera do sol – Banda Feitoria” – videoclipes, “Sucesso do Cinema Gaúcho – revivendo Teixeirinha” – cinema itinerante, “Fortalecendo Pequenos Negócios através da Produção Audiovisual” – capacitação audiovisual.
Os projetos serão divulgados posteriormente em um canal específico da Lei Paulo Gustavo no YouTube.
Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo é uma lei complementar, que destinou recursos financeiros do Governo Federal para incentivar manifestações artísticas e culturais nos estados e municípios do país, sendo aprovada em 2022 com o objetivo de minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 em projetos e agentes culturais.
Lajeado também realizou o edital “Premiação” que contemplou 59 agentes culturais, entre pessoas físicas, jurídicas e coletivos, representantes de diversos setores da cultura local. Foram beneficiados profissionais e iniciativas ligados ao artesanato, música, etnias e folclore, empresas e produtores culturais, trajetória individual, artes cênicas, artes visuais/plásticas, tradicionalismo gaúcho e patrimônio/literatura . O investimento neste edital foi de mais de R$ 210 mil.
