“Poder emana do povo. Não no Brasil”, diz Alexandre Garcia na Cacis

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Jornalista, com grande legado na comunicação brasileira e reconhecimento internacional, voltou a Estrela como palestrante da Reunião Almoço da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis)  

 

“Brasil, país do futuro que não chega”. Foi com essa frase tema que o renomado jornalista Alexandre Garcia palestrou, nesta sexta-feira (22), na Reunião Almoço da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis). Diante de mais de 220 pessoas, que lotaram o salão de eventos do Estrela Palace Hotel, o também apresentador, escritor e colunista político trouxe sua visão para o atual momento político, econômico, social e jornalístico do país.

Alexandre Eggers Garcia, que na sua juventude morou e estudou em Estrela, de onde partiu para uma carreira de reconhecimento internacional no mundo do jornalismo, em especial político, frisou em diversos momentos o que considera erros de decisão por parte de políticos brasileiros, mas sem isentar a sociedade. Diante de uma plateia representando diversos segmentos, Garcia fez uma ampla análise dos motivos que, ao ser ver, não fazem do Brasilmesmo com vastos recursos, ser uma potência mundial nos mais diversos cenários. “Esse país depende de nós. O poder emana do povo, diz a constituição. Mas não é o que ocorre aqui. A gente sempre escolhe dos males o menor, e não o melhor para todos”, disse ele, num dos muitos momentos de críticas ao sistema atual. “Se vivemos num país onde escolhemos, ou achamos que escolhemos nossos representantes, são eles que devem trabalhar e respeitar nós. Eles são os nossos empregados, e assim devem seguir as nossas regras. Mas o caminho é justamente o contrário no Brasil. Eles mandam, nós respeitamos, e quando não, somos punidos. Por isso que ainda somos um país de terceiro mundo”, alertou.

Mídia e petróleo

Garcia deu diversos exemplos e citou muitos nomes e situações históricas. “Olha as reservas de petróleo que temos. Vejam apenas num pequeno exemplo o que era Dubai, um deserto puro, e o que é hoje. Temos um potencial centenas de vezes maior que lá somente com as reservas de petróleo. Nossas crianças poderiam estar tendo aulas sentadas em cadeiras folhadas a ouro há muito tempo. Mas não. Só vamos querer fazer isso quando o petróleo não valer mais nada”, continuou. Com posições firmes, Garcia, hoje comentarista em 38 jornais e 210 rádios, com milhões de seguidores nas plataformas e redes digitais, fez muitas críticas aos sistemas eleitoral, político e jornalístico, botando inclusive dúvidas quanto à veracidade das eleições. “A TV, que lidava com fatos, ganhou um concorrente com a internet e as redes sociais. Com a internet todo mundo virou, como se diz, influenciador. Todos são repórteres, todos são donos da verdade, e quando precisam chamar a atenção inventam o que dizer ser a verdade. E muitos acreditam. O fato é o que menos importa. Eles lucram, nós perdemos. Precisamos, como seres humanos, sociedade, filtrar isso urgentemente”, frisou. Quanto a situação das enchentes do RS, ponderou. “Tudo agora é desastre climático, para justificar a inoperância dos governos. A iniciativa privada deu, como em outras situações, mais uma vez exemplo de como ser ágil e eficiente gastando menos do que o sistema público.”

Créditos: Rodrigo Angeli/AI Cacis Estrela

Fim de temporada  

A Reunião Almoço com Alexandre Garcia foi a sétima da temporada preparada pela Cacis. Também neste mês, como novidade do ano, foi realizado de forma inédita o Almoço do Agro, ocorrido na comunidade de Arroio do Ouro. A última edição da Reunião Almoço já está agendada para dia 13 de dezembro, com o prefeito Elmar Schneider. As reservas podem ser feitas pelo telefone (51) 3712-1900 e pelo WhatsApp 98465-0021, ou pelo e-mail cacisestrela@cacisestrela.com.br.

 

Leia também