Roberto Argenta fala sobre importância do trabalho e desenvolvimento em RA da Acil

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

“Nunca na vida aprendi algo que não remetesse a trabalho.” A afirmação foi feita pelo presidente da Calçados Beira Rio SA, Roberto Argenta, ao falar sobre os benefícios do trabalho para a construção do sucesso empresarial e pessoal. Ele foi o palestrante da reunião-almoço que a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) promoveu nesta quinta-feira (17) no Espaço de Eventos da Unimed VTRP. Para cerca de 100 pessoas, o empresário apresentou a história de empreendedorismo iniciada há quase 50 anos.

Ao iniciar a apresentação, Argenta comentou que a Beira Rio é atualmente uma das maiores fabricantes de calçados do mundo, empregando, diretamente, mais de 10 mil colaboradores. Segundo o empresário, a fórmula do sucesso são os investimentos, a sustentabilidade, a formação contínua de pessoas e a qualidade como forma de conquista da perfeição.

De acordo com o empresário, um dos principais pontos a serem desenvolvidos no Brasil é a formação de novas lideranças. Nesse sentido, citou a atuação da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), que oferece uma séria de capacitações focadas exclusivamente no desenvolvimento de novas lideranças. “Lá existem cursos que podem ser realizados durante um final de semana. De sábado à domingos pela manhã recebemos profissionais de todo o Brasil que buscam o desenvolvimento”, compartilhou.

Trabalho e desenvolvimento

Segundo o palestrante, desde criança ele aprendeu a importância do trabalho. Até os 11 anos de idade trabalhou com os pais no interior. Em 1975, fundou a Calçados Beira Rio e, com esforço, foi atuando para transformá-la em um dos maiores players calçadistas do Brasil. “Para não precisar contratar alguém para fazer a limpeza, aos sábados, quando não havia produção, eu ia à fábrica para deixar tudo preparado para as atividades da semana seguinte, sempre buscando a produtividade e excelência dos produtos”, contou.

Para Argenta, um dos pontos essenciais para todas as organizações é a formação de pessoas. Como exemplo, citou o case da própria calçadista, que realiza constantemente treinamentos tanto para área operacional quanto para formação de lideranças na empresa. “Estamos sempre em busca da perfeição nos nossos produtos. Por isso, estamos sempre desenvolvendo nossos colaboradores para que eles consigam entregar o melhor”, compartilhou.

As capacitações operacionais são realizadas dentro da empresa e, de acordo com o palestrante, são para todos os colaboradores que trabalham na linha de produção. “Quando recebemos um novo equipamento, nós passamos uma espécie de filme para que os colaboradores entendam o funcionamento do aparelho e possam operá-lo sem dificuldades. Essa qualificação técnica-operacional nos oferece mais segurança para o manuseio das máquinas”, explicou.

Já as lideranças da Beira Rio passam por treinamentos desenvolvidos na AMF, pois a instituição trabalha fortemente no desenvolvimento desses profissionais. “É necessário sempre estar se desenvolvendo. Com os profissionais que passam pela formação na Antonio Meneghetti eu tenho a garantia de que eles estão realmente preparados para ocupar os cargos dentro da empresa”, contou.

Análise de mercado

Falando sobre a exportação dos produtos para mais de 100 países, o empresário comentou que a análise de mercado possibilitou a expansão da empresa. “Inicialmente, começamos a enviar nossos produtos para países com clima parecido com o Brasil, isso nos oferecia assertividade na hora de enviar os produtos com a certeza de que eles teriam sucesso nas vendas”, comentou.

Ainda neste sentido, Argenta reforçou que os investimentos em equipe, máquinas e análises de mercado são capazes de alavancar os negócios. “Quem investe no seu negócio passa confiança à equipe de colaboradores, aos fornecedores e, consequentemente, aos clientes que acreditam e investem na compra do produto”, frisou.

No encerramento da sua exposição, Argenta falou que todo o ser humano nasceu com potencial pare ser um vencedor em todas as áreas. Porém, o êxito para esse sucesso depende da vontade e persistência dele. “O sucesso está dentro de cada um de nós. É preciso ir em frente, trabalhando com alegria e felicidade que o sucesso vem”, encerrou.

Argenta contou história empreendedora
(Lucas Santos)

Retorno para a Acil

Em sua saudação, o presidente da Acil, Joni Zagonel, agradeceu a disponibilidade de Argenta em atender o convite para palestrar e falou sobre a importância do tema como forma de inspirar os empresários.

Durante o evento, Zagonel agradeceu às lideranças da Unimed VTRP pela receptividade em sediar as RA’s da Acil no período em que a estrutura da entidade passava por reformas. Em sua fala, ele anunciou que a próxima edição será em 27 de novembro e voltará a ser realizada no salão de eventos da entidade.

Entrega para Slan

Na abertura do evento, foi formalizada a entrega pela Acil de valor arrecadado pela Câmara de Indústria Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) durante a segunda edição da campanha SOS Vale do Taquari à Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan). O repasse de R$ 18.545,00 foi entregue por Zagonel e o presidente da CIC-VT, Ângelo Fontana, para o presidente da Slan, Renato Specht, e para a coordenadora administrativa da organização, Sandra Regina Pretto.

 

Leia também