Monumentos históricos da Praça da Matriz de Lajeado passam por processo de restauro

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Dois monumentos históricos da Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Matriz), localizada na rua Borges de Medeiros, no Centro de Lajeado, passam por processo de restauro. Os monumentos são o marco do Centenário da Independência do Brasil e o Centenário da Revolução Farroupilha.

O responsável pelo restauro dos monumentos é o escultor Marcos Datsch, morador do bairro Conventos. O artista possui conhecimento e experiência no desenvolvimento de trabalhos desta natureza com obras em outros municípios, como Estrela, Brochier, Fazenda Vilanova, Nova Bréscia, Encantado, Marques de Souza, Balneário Pinhal, entre os anos de 1989 a 2023. Ele também é o responsável pela criação e construção do Monumento ao Imigrante, que ficava na entrada do município e também está sendo restaurado.

O objetivo da restauração é garantir a preservação do patrimônio histórico e cultural do município e o acesso dos cidadãos às suas origens.

– Este processo de restauração dos monumentos históricos preserva nossa história, enriquece nossa cidade e fortalece a identidade de Lajeado – ressalta a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Talita Fracalossi.

Monumentos que recebem o restauro:

– Monumento do Centenário da Independência do Brasil, localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Matriz), no bairro Centro: está sendo realizada a impermeabilização, lixação, regravação de placas em mármore, lixação da base de pedra grês e preenchimento de pó de pedra nos sulcos mais profundos.

– Monumento do Centenário da Revolução Farroupilha, localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Matriz), no bairro Centro: está sendo realizada a impermeabilização, lixação e confecção de placa em mármore de acordo com a placa original, que foi furtada.

– Monumento ao Imigrante, que ficava na entrada da cidade, na Avenida Senador Alberto Pasqualini, no bairro Americano, foi retirado para ser restaurado no ateliê do escultor Marcos Datsch. Após o restauro, o monumento deverá ser realocado no Parque do Imigrante.

O responsável pelo restauro dos monumentos é o escultor Marcos Datsch – Foto: Divulgação

 

Leia também