Com o objetivo de reduzir as carências nutricionais da população e o desperdício, o programa já distribuiu mais de 3,2 mil toneladas de alimentos na região
Lajeado – O programa Mesa Brasil Sesc completa 15 anos de atuação em Lajeado nesta segunda-feira, 22 de abril. Nesta uma década e meia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lajeado, ele tornou-se referência na região na área de assistência, com a distribuição de alimentos a entidades e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foram mais de 3,2 mil toneladas de donativos distribuídas em 17 municípios da região dos Vales do Taquari e Rio Pardo, além da Serra Gaúcha.
Atualmente, o programa conta com mais de 100 instituições cadastradas, que são atendidas sistematicamente com a complementação de itens essenciais para a segurança alimentar da população. Para que a rede de solidariedade siga funcionando, o Mesa Brasil conta com vários doadores e parceiros para a arrecadação de alimentos, entre grandes empresas e pessoas físicas, além da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que, a partir do Programa de Aquisição de Alimentos, repassa para o Sesc distribuir itens adquiridos da agricultura familiar, fortalecendo os pequenos produtores e contribuindo com a sustentabilidade e com a alimentação saudável.
Além do trabalho realizado diariamente no período, o programa atua ativamente no apoio das comunidades em situações emergenciais. Isso ocorre em consequência de algum evento climático, como temporais e enchentes, como a que atingiu a região no ano passado. Na ocasião, foram mais de 370 toneladas de alimentos distribuídos.
Sobre o Mesa Brasil – O Sesc Mesa Brasil é uma rede permanente de solidariedade que atua desde outubro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Sesc Mesa Brasil é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo.