Atendimento recreativo abre ano da Educação Infantil de Estrela nesta segunda-feira

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Em mais uma iniciativa da educação municipal de Estrela, em outro atendimento extracurricular e não exigido por lei, será promovido, nesta segunda-feira, dia 05, o retorno dos bebês e crianças da Educação Infantil às escolas. O início oficial do ano letivo ocorre somente no dia 21, tanto na Educação Infantil (Emeis) como no Ensino Fundamental (Emefs), mas em Estrela é oferecido o período integracionista aos mais de 1.5 mil alunos de quatro a seis anos matriculados nas 13 escolas do respectivo segmento educacional.

 

Este primeiro momento na retomada do calendário estudantil de Estrela é voltado inicialmente às atividades recreativas, onde com a ajuda de monitores é promovida uma adaptação dos jovens alunos para com a rotina educacional. O ano letivo oficial começa dia 21, com o então retorno do Ensino Fundamental nas nove escolas do segmento e o início do trabalho também pedagógico das Emeis. No total, mais de quatro mil estrelenses serão atendidos ao longo do ano por mais de 700 profissionais nos 21 educandários.

 

Escola: extensão do lar

De acordo com a coordenação pedagógica da Smed, este pré-período trata de uma compreensão, por parte do município, de que para muitas famílias é muito importante tanto para as crianças como para familiares. A psicóloga Natália Eckhardt, que realiza trabalho exclusivo dentro das escolas da rede municipal, ressalta a questão da ambientalização das crianças. “Os primeiros dias, e em alguns casos até semanas, são períodos de adaptação para as crianças. Este momento pode ser mais desafiador para bebês e alunos que estarão iniciando pela primeira vez sua trajetória escolar. Para facilitar esse processo, é importante que os pequenos sintam segurança por parte da família, enquanto a escola investe em vínculo e afeto, acolhendo as demandas dos alunos com carinho e cuidado”, explica a profissional. “Esta primeira etapa que contará com os monitores e atividades lúdicas torna-se um aliado para que as crianças voltem a se ambientar com os espaços da escola e com a rotina. Pensando na etapa de desenvolvimento em que as crianças se encontram, sabe-se que é fundamental a interação com pares e a exploração de espaços, para fortalecer o amadurecimento neurológico dos pequenos, através de trocas sociais e interação com o meio em que estão inseridos. Nada melhor que a escola para propiciar esse processo de forma segura”, atesta Natália.

 

Atendimento extra

 A titular da Smed, Elisângela Mendes, detalha este período. “Por lei, o município precisa oferecer 200 dias letivos, o que no nosso calendário escolar deste ano passa a contar a partir do dia 21 de fevereiro”, explica. “O que a Smed oferece de forma extracurricular, em um atendimento prévio, que nem sempre é de conhecimento da população, é este primeiro período, extra, onde já abrimos as portas das nossas Emeis para atividades recreativas e lúdicas com acompanhamento de monitores. E a partir do dia 21, com as atividades pedagógicas com os educadores”, salienta.

Ela também enfatiza a importância do período, mesmo sem ser uma obrigação.  “As férias escolares geralmente são maiores que as de adultos e muitas vezes os períodos não combinam. Temos a consciência de como é difícil para uma família que tem pais que precisam trabalhar fora e não tem com quem deixar seus filhos. Assim se tornam mais importantes e necessários os momentos que estas crianças e jovens podem passar no conforto e na segurança de nossas escolas, se divertindo e aprendendo.”

Foto: Arquivo/Governo de Estrela

 

Leia também