Devido à maior enchente dos últimos 82 anos registrada no Vale do Taquari em setembro, o Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, realizou mudanças na coleta seletiva para intensificar os trabalhos. Dos cinco caminhões disponíveis, que são fornecidos pela empresa Transportes e Serviços do Vale (TSV), quatro passaram a ser utilizados efetivamente, enquanto um ficou como veículo reserva. Anteriormente, três eram utilizados de forma efetiva e dois eram utilizados em situações de manutenção.
Apesar dessas alterações, os horários de coleta não sofreram mudanças significativas. Os horários de início dos trabalhos foram ajustados. “Como há uma quantidade maior de resíduos, a decisão de utilizar mais um caminhão fez com que eles dividissem o serviço. Os únicos ajustes foram nos horários de início”, explica Gaspar Franco, diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Infraestrutura e fiscal do contrato de recolhimento de resíduos domésticos.
Uma das mudanças ocorreu nos bairros Imigrantes, Estados, Moinhos, Indústrias, Oriental e Marmitt, onde a coleta de resíduos domésticos/orgânicos agora começa às 9h. No Centro, onde o serviço é realizado diariamente, haverá duas coletas, com início às 9h e às 16h.
Além disso, o cronograma de todo o município foi atualizado e passou a incluir, em alguns bairros e localidades, a quarta-feira também como dia de recolhimento do lixo seco/reciclável, com início às 12h.