Ações do Comitê Taquari-Antas e FGTAS são destacadas em assembleia da Amvat

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Reunião, em Fazenda Vilanova, fez parte da programação oficial da Expofaz, que se realiza no município até o próximo domingo

O presidente do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias Hidrográficas e vice-presidente da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, Júlio Salecker,  e o diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), José Scorsatto, palestraram na assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), realizada na quinta-feira (19.10), em Fazenda Vilanova. Os trabalhos foram coordenados pelo tesoureiro, prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, tendo em vista que o presidente Elmar Schneider cumpria agenda em Brasília(DF).
Salecker falou sobre a função do Comitê Taquari-Antas, bacia que abrange 119 municípios, ressaltando que é formado por vários segmentos da sociedade e que suas decisões são tomadas para que haja água em quantidade e qualidade para todos. Citou a criação do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que adota as bacias hidrográficas como unidades básicas de planejamento e gestão. Lamentou, porém, que desde a criação, regulamentada pela Lei nº 10.350, de 30 de dezembro de 1994, muitos instrumentos não foram implementados como deveria.
Entre eles está a cobrança pelo uso da água, cujos recursos devem ser destinados a obras e à gestão dos recursos hídricos na própria bacia, garantindo sua conservação e a dos recursos ambientais, com prioridade para ações preventivas.  Salecker destacou ainda ações para mitigação de eventos extremos, como a cheia que ocorreu em setembro, mencionando a construção de barragens de reservação e regularização; a dragagem dos rios Taquari e Jacuí; preservação de matas ciliares, APPs e banhados;  política de Uso e Ocupação de Solo; cotas de risco e  planos de aviso e evacuação.
Já o diretor-presidente da FGTAS, José Scorsatto, discorreu sobre as atividades da instituição, que objetiva promover o acesso ao emprego e às formas alternativas de geração de renda, buscando o desenvolvimento social inclusivo e produtivo, por meio da implementação de políticas de trabalho e ação social.  Ressaltou, em sua manifestação, os números positivos do emprego no Rio Grande do Sul, que de janeiro a agosto teve um saldo de 53.008 vagas, conforme o Caged, principalmente em setores como comércio e indústria. No Vale do Taquari, conforme Scorsatto, o saldo de criação de vagas também foi positivo nos primeiros oito meses deste ano, com destaque para o setor de serviços. Alguns municípios, no entanto, tiveram números negativos, fato que ele atribuiu à crise da Cooperativa Languiru.
A assembleia contou ainda com a presença do deputado federal Alceu Moreira (MDB), além de secretários municipais, vereadores, prefeitos e vice-prefeitos dos municípios filiados à Amvat.  O encontro fez parte da programação oficial da Expofaz – Exposição Comercial, Industrial e Agropecuária, que se realiza em Fazenda Vilanova até o próximo domingo (22.10). O evento é alusivo aos 28 anos de emancipação política do município, que foi destacado pelo prefeito Amarildo da Silva em sua saudação aos presentes. A Expofaz 2023 conta com uma diversidade de expositores, além de apresentações artísticas e culturais.

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider

Leia também