O Governo de Estrela programa uma manhã especial neste sábado (21) para quem pretende ficar em dia com a sua saúde, principalmente mulheres e menores de 15 anos. Através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) serão promovidas duas grandes atividades dentro das campanhas nacionais do mês: a da “Multivacinação” e o “Outubro Rosa”. Ambas estão agendadas para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Central, no Bairro Oriental, e do Bairro Boa União, das 8h às 12h.
Dentro da campanha Outubro Rosa, a SMS realiza, assim como no ano passado, o “Sábado Rosa”, com atenção especial às mulheres dentro da temática da conscientização e prevenção ao câncer de mama e também ao câncer de colo do útero. Nas duas unidades será possível realizar a coleta de Papanicolau e do Citopatológico (pré-câncer), encaminhar mamografias, realizar exames rápidos e sanar dúvidas sobre as doenças, além de receber orientações para o autoexame e a atualização de vacinas. Haverá o chamado espaço “autocuidado”, coffee break e distribuição de brindes para as participantes com a presença das voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela. Ainda haverá dicas de maquiagem com uma consultora de beleza, testes de visão gratuitos e a presença de enfermeiros. A programação nas duas unidades seguirá os mesmos padrões, podendo ocorrer alguma variação. Entrada franca, apenas com a apresentação do Cartão SUS ou documento com foto.
Para a enfermeira Nadine Schuck, que coordena o Sábado Rosa na UBS Central, uma grande oportunidade para se intensificar os cuidados para com a saúde da mulher. “Serão vários exames que poderão ser realizados aqui. E junto a isso, outras atividades, inclusive de outras áreas como maquiagem, testes de visão, bate-papo e muito mais. Esperamos contar com uma grande presença de pessoas, e em especial as mulheres, pois trata-se de uma data e uma causa especial”, comenta.
“Dia D” da Multivacinação
Até o próximo dia 28 de outubro será realizada em todo o Brasil a “Campanha Nacional de Multivacinação”. Em Estrela, assim como na maioria dos municípios, o “Dia D” está programado para este sábado (21). Considerando o cenário atual de baixas coberturas vacinais que favorece o retorno de doenças que já haviam sido eliminadas no País, como o sarampo, além do risco alto de retorno da poliomielite, a campanha objetiva atualizar a situação vacinal das crianças e adolescentes até 15 anos de idade. Para este público, importante levar a caderneta de vacinação. Ainda assim, pessoas de todas as idades poderão buscar as UBSs para atualizarem suas cadernetas, inclusive para vacinas como Covid e Influenza.
A equipe da Saúde busca aproveitar o movimento recorrente dos dois eventos para alcançar públicos maiores. A Secretária Regiane Mollmann explica as ações. “Queremos envolver o maior número de mulheres, crianças e jovens possíveis em torno destas causas. Para evitar que pessoas precisem se deslocar mais de uma vez ou para diferentes pontos, ou mesmo para aproveitar a oportunidade do público de um evento para com o outro, pensamos de certa forma uni-los em uma mesma data, mesmo que ocorram em ambientes diferentes e tenham propostas distintas”, explica Regiane. “A mulher que for levar seu filho para fazer a vacina poderá já passar nas ações do Sábado Rosa. Ou aquelas que forem visitar as muitas atrações do nosso Sábado Rosa poderão aproveitar para já realizar uma vacina, assim como seus maridos e acompanhantes enquanto acompanham mesmas”, explica. A secretaria aproveitará a oportunidade para também operar no setor de regulação para o encaminhamento de exames e especialidades
Outros dias
Não somente durante a campanha nacional, mas nos demais dias, as pessoas podem buscar o acesso às vacinas na UBS Central, de segunda a sexta, das 8h às 16h (com exceção da Covid) e na UBS do Bairro Boa União, de segunda a sexta, das 8h às 15h (incluindo a Covid). No dia 21, a vacina Covid também estará disponível na UBS Central.
