Governo de Estrela anunciou a instalação de um moderno sistema de semáforos para a rótula da Rua Cel. Müssnich e outras duas vias, inclusive com sistema de câmeras
Em uma informal solenidade conjunta realizada ao fim da tarde desta terça-feira (10), na qual foram assinados os protocolos da Ordem de Início da pavimentação de duas vias, o Governo de Estrela aproveitou para oficializar o início do processo de instalação de um novo semáforo inteligente, na Rua Cel. Müssnich, na intersecção com as vias Cel. Brito e Marechal Floriano, ponto de grande fluxo de veículos. O sistema conhecido como SSAT Sinaleira contará com até 12 semáforos visuais, além de botoeiras de pedestres, e será uma das modificações a serem realizadas no local objetivando desafogar o trânsito, mas a mais importante no referido ponto. Após algumas intervenções físicas que serão necessárias no local, a serem feitas a partir de agora, os equipamentos serão instalados.
A alternativa busca solucionar uma antiga demanda da sociedade, sempre presente nas cobranças feitas ao Poder Executivo. Por isso, como o próprio prefeito destacou em sua fala aos presentes, não foi uma decisão fácil, tomada de uma hora para outra e de maneira monocrática. “Foi uma busca democrática pela melhor solução, baseada em estudo de empresas, técnicos, que nos apresentaram algumas alternativas, as quais também discutimos com lideranças municipais e, depois de tomada a decisão de qual seria a melhor proposta, abrimos a licitação”, disse. “Precisamos evoluir, pensar no amanhã. A gente brinca, que sinaleira ninguém quer pelo caminho, mas só dá o valor a uma quando se está em um local de grande movimento e não há nenhuma para ajudar. E aquele é um ponto que não pode esperar mais.”
Ao todo serão 12 aparelhos gráficos nas três vias, sendo quatro eixos visuais principais (no topo dos postes), quatro repetidores secundários (nos postes mais abaixo, para permitir a visualização frontal dos motoristas mesmo quando os veículos estiveram mais perto do eixo) e quatro de pedestres – além das botoeiras. O modelo a ser instalado opera em tempo real, exibindo o tempo através de pictogramas gráficos de led’s, mas não em forma de segundos, como hoje ocorre em outras sinaleiras da Avenida Rio Branco. “Isso porque as vezes o tempo de espera ou passagem poderá correr mais rápido ou devagar e variar”, explica Diehl.
Numa coluna principal maior, centralizada, o semáforo trará o atual momento do trânsito (fechado ou aberto). Outras duas colunas laterais; uma à esquerda em vermelho; e outra à direita em verde, determinarão o tempo restante da cor que está em operação. “Isso permite maior segurança para a tomada de decisão dos motoristas para executarem os deslocamentos, bem como permite maior amplitude visual das cores (vermelho e verde)”, explica o coordenador do trânsito estrelense.
Serão também instalados semáforos para os pedestres em duas travessias (Mal. Floriano e Cel. Müssnich), trazendo as mesmas informações de tempo restante de verde, através de um cronômetro regressivo, assim como e ao mesmo tempo um boneco de led’s com movimento interativo. “Tecnologias estas que agregam segurança aos pedestres para seus deslocamentos”, completa.
Créditos: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela e divulgação