Primeira intervenção pós-enchente se dá na Rua Pinheiro Machado, que sedia importantes órgão públicos e culturais, e que passa a ter mão dupla em trecho antes de sentido único
O Governo de Estrela, através da Secretaria de Administração e Segurança Pública, está implementando algumas mudanças em vias centrais do município. Uma delas, programada para entrar em operação já nesta sexta-feira (06), envolve a Pinheiro Machado, rua que liga importantes departamentos públicos e culturais de Estrela, passa pela Praça Menna Barreto e chega ao Parque Princesa do Vale. Agora também permitirá, em mão-dupla, a subida em direção contrária (Parque/Centro).
A Rua Pinheiro Machado, penúltima via central paralela ao Rio Taquari (a última é a Rua Arnaldo José Diel, mais conhecida como Rua da Escadaria), passa em sua longitude, no sentido parte alta/baixa, por pontos como a Secretaria Municipal de Turismo Cultura, Esporte e Lazer (Setcel)/Casa de Cultura de Estrela; a Comunidade Evangélica/Oase, também a Vara do Trabalho de Estrela, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), já na Praça Menna Barreto, e acaba no Parque Princesa do Vale, no encontro com Rua Bruno Schwertner.
Ponto este da principal mudança, já que agora permitirá, para quem vem pela Rua Bruno Schwertner, a conversão à direita neste entroncamento, viabilizando aos motoristas agora subirem a Rua Pinheiro Machado em direção ao Centro, já que neste trecho deixa de ter mão única e passa a ter sentido duplo. “É uma maneira de dar mais alternativas para quem busca se dirigir ao Centro, e fluidez nesta área, já que de certa forma pode também desafogar um pouco a própria Bruno Schwertner e a Cel. Müssnich”, explica o coordenador do Departamento de Trânsito (DT), Frederico Diehl.
Outra mudança conjunta, mas também na Rua Pinheiro Machado, se dá justamente no trecho frente à Praça Menna Barreto, que inclusive é ponto de parada para os ônibus de transporte coletivo. Não será mais permitido o estacionamento de veículos diante do prédio da Sedis (antiga sede administrativa da Polar), visando maior segurança e trafegabilidade já que o local passará a ter maior incidência de veículos em tráfego. “Neste trecho a via já era mão dupla, mas quando os ônibus coletivos, que são mais largos, estão no local, e há carros buscando estacionar e transitar, há momentos de congestionamento”, explica Diehl.
“Destacamos que será necessário também um pouco de atenção, principalmente nestes primeiros dias, por parte de quem utiliza a Rua Treze de Maio e Quinze de Novembro para descer ao Parque pela Rua Pinheiro Machado, já que nessas esquinas agora poderá haver movimento contrário de veículos subindo onde antes só era permitir descer”, pontua. Pinturas de faixas de segurança, baias de conversão, placas e outras sinalizações foram feitas e instaladas ao longo da semana para facilitar a identificação das mudanças, sentidos e preferências.
