Município de Estrela retoma em sua totalidade as aulas na rede municipal

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

 

A manhã foi de reencontros em salas e corredores na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Joas. Colegas, professores e funcionários voltaram ao convívio, nesta segunda-feira (18), na escola do Bairro das Indústrias. Assim como a sua região, que foi uma das mais atingidas pela enchente, o educandário foi fortemente castigado pela força das águas, que chegou até a altura do telhado, local onde algumas pessoas se abrigaram por horas. Com a retomada das aulas neste que é o maior educandário do município, com mais de 600 alunos, Estrela retomou em sua totalidade as aulas na rede municipal.

Como resultado de um uma mobilização coletiva que se iniciou pouco mais de 48 horas depois do pico da enchente, a Emef Leo Joas passou a ser limpa e arrumada, assim como as outras sete escolas atingidas pela enchente. O esforço que reuniu forças do governo, em especial da própria Secretaria Municipal de Educação (Smed), também professores, funcionários, pais e até alunos, conseguiu que 20 dos 21 educandários municipais retomassem as atividades já na última semana. Apenas a Emef Leo Joas, a mais castigada, precisou de maio tempo.

: Rodrigo Angeli
Fotos: Jônatas dos Santos/Governo de Estrela e Ascom/RS

O prefeito Elmar Schneider, que no final de semana, acompanhado do vice-governador Gabriel de Souza já havia visitado a escola, voltou cedo esta manhã à referência escolar do Bairro das Indústrias. Foi recepcionar e conversar com alunos e professores. “Um merecido parabéns a todos os envolvidos nesta reconstrução. Dos que lavaram as salas ainda com muita lama aos que se empenharam de sua forma na obtenção de materiais escolares e móveis para este recomeço”, comentou. “Quis o destino que a nossa maior escola fosse a mais atingida pela maior enchente de que se tem notícia. Talvez seja um reforço para o que vai ficar para a história, no passado. Agora vivemos o presente, e precisamos pensar e construir o futuro, do qual vocês também já são nossos construtores. Recomeça Estrela”, disse ele, se dirigindo aos estudantes

Para a secretária de Educação, Elisângela Mendes, o passo mais importante foi concretizado. “Todos os nossos alunos voltaram para sua rotina escolar, e isso era o mais importante. Agora é momento de acolhimento destes alunos, inclusive emocionalmente, o que já começa com novos materiais escolares, muitos com mochilas novas também doadas, enfim”, diz. “É uma maneira de mais uma vez fortalecer o vínculo destes alunos com a escola, o que é um reforço perante a atual situação, e aos poucos vamos realizando os demais investimentos que serão necessários. Mas o que temos que deixar bem claro a eles e a todos os estrelenses é que tudo vai ficar bem outra vez.”

Leia também