Programa do Governo de Estrela proporciona atividades realizadas diretamente com as crianças das famílias atingidas pela enchente, em especial as ainda desalojadas, e amenizam a situação pós-enchente
Ações que não apenas as ditas mais urgentes buscam amenizar as consequências da tragédia que assolou Estrela e o Vale do Taquari, e neste contexto as crianças ganham atenção especial. Pequenos que ainda estão alojados no abrigo municipal começam a sentir os efeitos de estarem longe de suas casas. Para amenizar isso, o Governo de Estrela, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel) e com o apoio de outras pastas municipais, voluntários, entidades sociais e privadas, tem procurado proporcionar um pouco mais de conforto e alegria aos pequenos e jovens. Projeto “(Re)criando a esperança” tem proporcionado uma série de atividades lúdicas, recreativas e momentos de integração onde o sorriso é a melhor resposta.

Surpresas
Ao longo dos últimos dias foram muitas as surpresas que proporcionaram alegria e um pouco de conforto aos pequenos, e que não ficaram restritas quando da chegada diária de mantimentos e roupas ao alojamento. A “cesta básica” especial para elas, com doces e salgados diversos, deixou “água na boca” até dos maiores. Voluntários realizam brincadeiras e rodas de conversa. Artistas vão ao local para contar histórias. Palhaços fazem o que mais sabem fazer, palhaçadas, e arrancam gargalhadas. Até mesmo alguns que já adentraram à adolescência não resistem e quando percebem também estão ao redor. De longe, pais e outros mais idosos observam a tudo e deixam escapar sorrisos.
Brincadeiras
O projeto conta com atividades recreativas e esportivas. As pedagógicas também estão no roteiro. Na parceria, o Colégio Martin Luther tem ofertado a sua infraestrutura e brinquedos, como salas para vídeos e até mesa de pebolim, para que essas atividades possam ser realizadas. Também ocorreram sessões de filmes infantis. Na manhã desta quinta (14), em outra parceria, a iniciativa foi da rádio Tropical FM com seus parceiros: Florestal Alimentos, Docile, Esquimó, Kevytos e Magia de Brincar. As crianças tiveram uma manhã inesquecível entre jogos, brinquedos infláveis e algumas guloseimas, em recreação realizada no ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela (EEEM), que cedeu seu ginásio.
“Neste momento é imprescindível ocuparmos essas crianças com atividades que possam trazer esperança e afeto para minimizar os traumas que passaram e, principalmente, mantê-los ocupados. A maioria das crianças que estão no ginásio puderam retornar às aulas pois suas escolas também foram afetadas e o brincar faz isso, desperta a alegria, o entusiasmo, e recria a esperança”, comenta a professora de Educação Física, Daniela Diesel, que está à frente do projeto da Setcel.
Histórias
A professora aposentada Cris Müller foi uma das pessoas que ajudou na enchente, desde a doação de roupas à produção de café e lanches para pessoas desabrigadas, algumas alojadas no próprio Ito Snel, próximo a sua casa. “Nas primeiras horas colaborei mais como voluntária de ações mais urgentes. Mas percebi que poderia, depois de passado aquele momento mais tumultuado, colaborar com uma atividade mais voltada às crianças, público com o qual sempre gostei de lidar e trabalhei, pois elas, e não somente elas, como também suas famílias, precisarão ainda de muito tempo por auxílio”, explica ela, que por mais de 16 anos realizou um especial trabalho de contação de histórias para alunos do município. “Fiz mais de uma atividade em diferentes momentos e turmas. Num deles, de conversação, escuta, diálogo, pois a gente percebe como eles ainda estão um pouco perdidos, assim como perderam suas coisas, desorientados com tudo o que ocorreu”, diz. “Depois para uma atividade mais de contação de histórias, causos e outras. Vemos que elas ainda estão carentes de carinho e este lado lúdico sempre colabora com o emocional, proporcionando humor e trazendo esperança”, afirma ela, que pretende voltar na sexta-feira para outro momento de interação e também ofereceu o serviço voluntário a outros municípios.
