Nem a chuva tira o brilho da 15ª Rústica Estrela

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Evento ocorreu mesmo sob tempo instável, e nem isso impediu a alegria de quem participou do evento. E foram centenas de pessoas, de todas as idades e locais, que fizeram de Estrela o palco para a superação de suas metas e objetivos

A 15ª Rústica Estrela repetiu seu sucesso mais uma vez, este ano tendo como slogan “Correndo juntos pela vida”, dentro do tema central que buscou assim incentivar a doação de órgãos.

Promovida pelo Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), a Rústica Estrela é realizada desde 2006, mas este ano sem mais o termo “inverno” em seu nome oficial. Contou com as corridas Iniciante (200 metros) e Infantil (dois quilômetros); Adulto 5 km e 10 km, além da Caminhada 5 km. A organização da edição deste ano contou com o patrocínio de Gastroclínica, Unimed, Imobiliária Estrela, Osirnet, Florestal Alimentos e o apoio da Liga Acadêmica de doação de Órgãos, Central de Transplantes do RS, Semexetx, Thérapi; a New Goal Centro de Saúde, Capsexpress e a Tecnosom.

 

Bastidores

Estavam inscritas 736 pessoas de 40 municípios de todo o Estado e até do exterior, em participação quase 80% superior ao do ano passado. A maioria se fez presente, e desde cedo, ao “Espaço do Atleta”.  A área coberta do Parque Princesa do Vale foi o centro de encontro de todos antes, durante e depois da prova, para quem correu, caminhou ou foi apenas fazer torcida. No local, foram oferecidos diversos serviços, de café da manhã a massagens, Dj com interações para aquecimento e depois de tudo para a cerimônia de premiação, na presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Elmar Schneider e James Cassiano, transplantado e representante da Central de Transplantes do RS.

 

Causa social

A participação de corredores com deficiência visual e física, e como não poderia deixar de ser de alguns transplantados, foi destaque. Liège Gautério, bicampeã mundial de 100 metros no Mundial de Transplantados, marcou presença. Milena Friedrich Cabral (44) já passou por dois transplantes. O primeiro aos dez anos, quando ficou cega, e o segundo há três anos. Em Estrela, correu acompanhada da amiga Adriana Telles, de Porto Alegre. “Gosto de correr, superar os meus limites. Foi assim a minha vida inteira”, explica Milena. Sua amiga completa. “O exemplo dela é incrível, e Estrela está de parabéns pela prova, acolhimento, e este tema central escolhido, cujo gesto, o da doação, significa o nosso renascimento.”

 

Premiação e posição

 Todos os atletas receberam medalha de participação. Houve premiação de prova específica para os primeiros colocados de cada categoria e especial para os cinco melhores estrelenses, masculino e feminino, nos 5km e 10km, como também troféu para maior equipe/clube de corrida, além de R$ 2 mil. Posição final pode ser conferida no link (https://www.trichip.com.br/resultados-eventos) e fotos no link (https://l1nk.dev/rusticaestrela2023). Informações na Setcel – 3981-1046.

Créditos: Rodrigo Angeli
Foto: FS/Governo de Estrela

Leia também