O Porto de Estrela voltou a registrar, nesta semana, um entra e sai de pessoas em volume intenso e histórico, mas como diferencial o fato de, mais uma vez, ter em crianças e jovens o foco e maior índice de visitantes. O local é mais uma vez o palco da “Feira Educacional de Inovação, Ciência e Tecnologia – Estrelas do Conhecimento”.
A segunda edição do evento iniciou na segunda-feira (28) e se estenderá até a noite desta quinta (31), sempre das 8h às 11h30min e das 13h30min às 21h, com centenas de atrações e a perspectiva de atrair até 15 mil pessoas.
Promovida pelo Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Educação, e com o apoio de diversas frentes, entre eles do Governo do Estado e até da Unesco, a Estrelas do Conhecimento projeta uma série de atividades científicas, culturais e também de lazer. Em um aprimoramento da receita de sucesso de 2022, quando já levou 12 mil pessoas ao Porto, serão três as bases da atual edição. A principal, a mostra de trabalhos, com 120 projetos no total, divididos pelas etapas: Municipal (dias 28 e 29) – em sua segunda edição – e a estreia da Regional (dias 30 e 31), dedicada aos projetos de pesquisa de toda a região. Também o espaço “Estrelinhas do Conhecimento”, voltado à educação infantil; e o “Palco Cultural”, com uma vasta e diversificada programação de palestras, apresentações e interações.
Espaços e atividades de sucesso em 2022, como o Planetário da Univates e o Museu da PUC, estão mais uma vez presentes, reforçados ainda de atrações proporcionadas pelo Sesi, Senai, Sebrae Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSUL), com experiências interativas de robóticas, 3D, eletricidade entre outras dezenas atividades científicas e tecnológicas. Há praça de alimentação no local.
Sofia Danieli Grohmann, de 13 anos da Emef Pedro Jorge Schmidt em Delfina achou incrível a sensação de testar o giroscópio humano. Ele é uma versão do MASTIF, equipamento criado pela NASA para treinamento de astronautas
Primeiro dia
Ainda era madrugada e a movimentação no Porto por parte de profissionais envolvidos com a organização já ocorria. Logo, começaram a chegar os primeiros alunos e professores participantes da Mostra de Trabalhos na sua etapa municipal, que reúne os 60 melhores trabalhos selecionados entre os 360 previamente apresentados nas escolas municipais. Entre as palestras apresentadas, temas como “Educação Financeira” e “Protagonismo em carreiras de futuro”, e o lançamento do Projeto “Quebrando o silêncio”, além de apresentações artísticas. A programação específica está anexa e no site do evento.
Passado, presente e futuro
Os irmãos gêmeos João Miguel e Enzo Mühl são dois exemplos dos que estão se dividindo entre um passeio pelos estandes e também as apresentações. Na segunda-feira eles foram duas das crianças que apresentaram o projeto da sua turma no espaço da Educação Infantil: “Economizar para brincar”, da Emef Ruth Markus Huber. Com apenas cinco anos, eles participaram no trabalho na escola de todas as etapas para economizar dinheiro visando um evento: “A Noite do pijama”, revela Enzo. “Não pode gastar muito pra ter ela”, completa o irmão João. A coordenadora da escola, Deise Regina Hendges, explica. “Eles participaram de diversas etapas onde viram a importância do dinheiro no dia a dia. Em oficinas, atuaram na confecção de palitos salgados, desde na horta onde foram plantados os temperos, que foram vendidos por eles para formarem os famosos ‘porquinhos’ de poupança”, revela ela. “Neste sistema aproveitamos para ensinar a história do dinheiro, sua importância, os novos sistemas e tudo mais. E já temos o retorno de pais dizendo que isso tem ajudado muito em suas casas, sendo que tem crianças que não querem gastar quando vão ao mercado em coisas desnecessárias para economizar para o porquinho deles”, pontua.

– Também participou da Feira empresas que trabalham com material ecológicos. O sócio proprietário da BR Bandeiras João Carlos Coeffender, apresentou uma série de produtos que a empresa fabrica utilizando material reciclado. Entre eles, destaque para uma sacola de tecido extraído de garrafas pet recicladas.

A entrada a todos os atrativos e palco da feira é franca, apesar do caráter solidário que aceitará a doação de alimentos e produtos básicos de higiene na entrada. É solicitado um pequeno credenciamento no local do público em geral, e das escolas.
Palco Cultural
O Palco Cultural, outra novidade da atual edição, conta com uma vasta e diversificada programação de palestras, apresentações e interações, tendo como foco justamente a expressão e valorização artística, com também valor educacional. Além de palestras, tendo entre outros temas a Educação Financeira. Entre as apresentações da abertura o Grupo Vocal Sementes do Amanhã da cidade de Bom Retiro do Sul.
