Visite em Campinas a Exposição do Museu da Língua Portuguesa

Texto e Foto: campinas.com.br 

 

A exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, desembarcou em Campinas. Amostra “Estação da Língua” ficará em cartaz no Galleria Shopping até 16 de outubro, com entrada gratuita.

Dividida em quatro áreas, a narrativa da mostra itinerante foi construída para levar o conteúdo do Museu (que está fechado para restauro depois de ser atingido por um grande incêndio em dezembro de 2015) para o maior número possível de cidades na Grande São Paulo. Toda estrutura é transportada de uma cidade a outra em caminhões, pois a “Estação da Língua” foi projetada de maneira que possa ser desmontada e novamente aberta ao público em um período de até sete dias.

“A exposição é um recorte das áreas expositivas do Museu da Língua Portuguesa: a Praça da Língua, as Origens, a Grande Galeria e a Linha do Tempo, com destaque para o Mapa dos Falares, que exibe a singularidade do português falado em diferentes regiões do estado de São Paulo, uma novidade especialmente dedicada a esse tour pelas cidades paulistas, de acordo com o arquiteto e sócio da Arquiprom Fernando Arouca, responsável pelo projeto.

A “Estação da Língua” já passou por Araraquara, Santos, Registro, Sorocaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Bernardo, alcançando a marca de mais de 90 mil visitantes.

A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura; do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social de cultura que gere o Museu da Língua Portuguesa; e da Arquiprom, proponente e produtora do projeto. O patrocínio é da CPFL Energia e o apoio local do Galleria Shopping.

X

Pin It on Pinterest

X